Organizações
Introdução
A maioria das atividades artísticas acima elencadas foram realizadas na Faculdade de Música Carlos Gomes, seja na qualidade de Vice-Diretora ao lado da Diretora Elga Nicodemus Marte ou mesmo enquanto fui Mantenedora e Diretora da Faculdade. Neste período, por se tratar de uma Faculdade de Música Privada, todos os gastos financeiros para realização dessas atividades foram efetuados em grande parte pela Diretora Elga Nicodemos Marte enquanto diretora e por mim e após o seu desligamento da FMCG correram integralmente por mim. As parcerias na realização desses eventos geralmente foram realizadas com alguns dos professores que atuavam na Instituição.
As demais atividades artísticas aconteceram na Escola Municipal de Música enquanto fui professora e diretora, no IA-UNESP a partir do meu ingresso como professora colaboradora no Programa de Pós-Graduação de Música e até 2020 na minha atuação como Presidente da ANPPOM de 2015 até 2019.
As atividades artísticas que sob meu ponto de vista foram relevantes concentraram-se nos anos comemorativos referentes ao Centenário de Criação da Faculdade de Música Carlos Gomes e 45º Aniversário de Criação da Escola Municipal de Música, na Montagem da Ópera Bastien & Bastienne de W. A. Mozart e na realização do Auto folclórico de Natal – Pastoril. Os cursos, masterclasses, concursos e encontros científicos foram de fundamental importância no meu desenvolvimento acadêmico e também para os alunos e professores da Instituição – todos eles abertos para a comunidade acadêmica e com temáticas das mais variadas. Em todas essas atividades estive presente, participando ativamente.
A parceria realizada com o SESC Pelotas, trouxe aos estudantes e professores da Faculdade um avanço performático intenso e foram de importância capital aos estudantes desta Instituição, auxiliando o seu desempenho musical futuro. Muitos de nossos egressos seguiram uma carreira profissional nas mais diversas vertentes, o que traz a certeza de não só termos proporcionado a esses alunos uma programação curricular eficiente, como auxiliá-los a obterem um desenvolvimento profissional adequado.
Ao elencar a minha atuação enquanto organizadora dessas atividades constato que minha vertente interdisciplinar esteve sempre presente no exercício de minha profissão, seja como organizadora, como gestora, como professora.
Tiveram notoriedade os Ciclos de Palestras e os Congressos organizados. Confesso que boa parte dessas atividades foi criada com o propósito de atender o mais prontamente possível, as determinações da CAPES com referência ao credenciamento do Mestrado em Música da FMCG que fora implantado e por razões diversas não foi aprovado. Essas atividades científicas, entretanto, continuaram nos anos subsequentes, demonstrando com efetividade, a importância que eu destino à pesquisa na área da Música.
Muitos professores e instrumentistas foram parceiros na organização desses eventos e até hoje, me são muito caros, entre eles: a organista Ruth Jorge, o flautista Marcos Kiehl, a educadora musical Enny Parejo, a folclorista Niomar de Souza Pereira e o meu querido professor Walter Bianchi. A eles um eterno agradecimento.